domingo, 9 de março de 2008

Tecnologia

Nestes nossos dias, a tecnologia avança sistematicamente e com passos elegantes e rápidos. No entanto não podemos dizer o mesmo das pessoas que utilizam e vivem esta revolução ou nova onda de grandes novidades tecnológicas. Esta semana estive fazendo serviço numa escola onde há uma pequena sala para se ministrar aulas de informática.Há, em minha humilde opinião, um grande desinteresse por parte das pessoas que utilizam os computadores em saber o básico de como estas máquinas funcionam. Não só na questão da informática, mas também noutras áreas que a tecnologia chegou para ficar.Quanto aos computadores, e voltando a escola que citei acima, uma jovem professora se esforçava para ensinar, fazer os alunos entenderem o que é célula, o que é linha, colunas e outras informações básicas, quando o assunto é Planilha eletrônica. Eles estavam usando o Microsoft Excel do Office 2000.Ela teve que se esforçar muito para que os alunos não entendessem o assunto. Porém o tempo da aula terminou. E eles ainda tinham mais ou menos 10 minutos para irem para suas casas. Terminei o serviço e toda a rede passou a ter internet. Neste instante, tive a inspiração para escrever este texto.Todos aqueles que estavam tendo dificuldades em aprender ou entender o que era célula, o que era linha, colunas e etc no Microsoft Excel, foram aqueles que de imediato fecharam a tela do software e abriram o Internet explorer para surfarem na WEB.Estas mesmas pessoas, me espantam, por não desejarem ou serem resistentes aos conhecimento básicos e teóricos de uso comum e corriqueiro dos programas mais utilizados em empresas e escritórios. No entanto, elas se inebriam, com o feitiço ou a magia da navegação. Há tantos recursos úteis e primorosos na tecnologia, nos potentes computadores modernos, e de tão pouco uso. É lamentável que estas pessoas não sabem e não tem interesses em aprender a utilizar melhor estes recursos. É uma grande legião de usuário que tão somente se contentam em utilizar toda banda da internet para digitar scraps e recadinhos no orkut, ou ficarem o tempo todo no MSN ou outros serviços de mensagens instantâneas. Depois vem me elogiar dizendo que eu sou fera, que eu sou “hacker”, que eu sou isso e aquilo. Não sou eu quem sou, é você que não é.Há tantos recursos atuais numa pequena calculadora. Num celular, e tantos outro aparelhos que se os proprietários ao menos lessem os manuais de operação, aprenderiam o mínimo, para não ficarem enchendo os procons de queixas e reclamações.Nesta dita escola acima citada, uma jovem me pediu: “Adão, você me ensina a escanear nesta impressora. Eu já tentei e não conseguir encontrar a função de como fazer este serviço.” – E realmente a opção não estava instalada nem configurada. Mas bastou ir ao site da http://www.xerox.com.br e lá estava o driver do Scan da Xérox WorkCentre PE220. Já outra professora, quis apenas saber como é que eu faço para programar para tirar mais de uma cópia. Disse que não sabia! Mas tenho certeza que era só apertar naquela setinha apontando para cima que o número de cópias no visor de Cristal líquido aumentaria ou diminuiria. Preferir dizer que não entendia do assunto, e fiquei olhando-a tirar mais de 20 cópias de uma mesma página uma-a-uma.Porque as pessoas que lidam todos os dias com aparelhos eletro-eletrônicos não gostam de ler manuais ou procurar algum tipo de informação para o manuseio destes aparelhos??

Sem comentários: